A importância das auditorias internas

Uma das principais preocupações das empresas é com seus processos internos. Eles são importantes para negócios que querem manter as responsabilidades sociais empresariais em suas diretrizes.

A auditoria Interna é um conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar e adequar a eficácia dos Controles, e também uma revisão das operações das empresas, para verificar se ela enquadra as normas pertinentes. Devido ao avanço tecnológico e a competitividade no mercado, é de extrema importância que as empresas busquem um aprimoramento das suas ferramentas para auxiliar nos Controles Internos.

Além disso, a auditoria interna também pretende auxiliar os gestores no desenvolvimento adequado de suas atribuições por meio de análises e recomendações sobre as atividades avaliadas.

Para entender o contexto do auditado, convém que o programa de auditoria leve em conta:

  • objetivos organizacionais;
  • questões externas e internas pertinentes do auditado;
  • necessidades e expectativas de partes interessadas pertinentes;
  • requisitos de segurança e confidencialidade da informação;

E que o programa de auditoria inclua informação e identifique recursos para permitir que as auditorias sejam conduzidas de forma eficaz e eficiente dentro dos prazos especificados, como:

  • objetivos para auditoria para o programa de auditoria;
  • riscos e oportunidades associados ao programa de auditoria e ações para abordá-los;
  • escopo (extensão, limites, locais) de cada auditoria no programa de auditoria;
  • agendamento (número / duração / freqüência) das auditorias;
  • tipos de auditoria, como interna ou externa;
  • critérios de auditoria;
  • métodos de auditoria a serem empregados;
  • critérios para selecionar membros de equipe de auditoria;
  • informação documentada pertinente.

Convém que a pessoa que gerencia o programa de auditoria assegure que a integridade da auditoria seja mantida e que não haja influência indevida exercida sobre a auditoria. E na eventualidade de quaisquer mudanças nos objetivos de auditoria, escopo ou critérios, o programa de auditoria seja modificado, se necessário, e comunicado as partes interessadas para aprovação, se apropriado.

Independentemente da área de atuação e do porte da empresa, investir na realização de auditoria interna pode garantir que os processos do negócio sejam executados de forma correta pelos colaboradores.

A auditoria é concluída quando todas as atividades de auditoria planejadas tiverem sido realizadas ou, de outro modo, tiver sido acordado com o cliente de auditoria (por exemplo, pode haver uma situação inesperada que impeça a auditoria ser concluída de acordo com o plano de auditoria).

Em resumo, a auditoria é um processo necessário, saudável e capaz de orientar a empresa para um crescimento e fortalecimento de mercado.

Sua função analítica gera informações estratégicas, fundamentais para construir um negócio mais forte e que se mantém em conformidade com as responsabilidades sociais empresariais, que são muito importantes.

Investir em auditoria interna é uma boa maneira de rever processos, mitigar riscos e identificar pontos que precisam de melhorias. Além de proporcionar diversos benefícios, esse trabalho preventivo pode evitar muitas complicações.

Precisa de ajuda ou tem uma pergunta?

POSTS RECENTES