• Av. Dr Chucri Zaidan 1550, São Paulo
  • contato@klaston.com
  • Horário de atendimento: 8:00 – 17:45

De maneira resumida, a ISO 14000 é uma série de normas internacionais sobre gestão ambiental. Nessas normas, que também são conhecidas como Sistema de Gestão Ambiental (SGA), estão reunidas uma série de orientações sobre auditorias ambientais, avaliações do desempenho ambiental e análise do ciclo de vida dos produtos.

A preocupação com as questões ambientais vem conquistando um espaço expressivo no mercado. Segundo dados da pesquisa ISO Survey 2020, a ISO 14001 registrou um aumento de 11,5% no total de certificados válidos em nível global, se comparado com o resultado do ano anterior.

Do conjunto de normas, a ISO 14001 está entre as mais conhecidas e especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eficaz, atestando a responsabilidade  no desenvolvimento das atividades de uma organização.

As demais normas desse conjunto não são normas de certificação, mas de apoio. Elas fornecem informações valiosas para complementar o entendimento teórico e prático de aplicação da ISO 14001. Veja quais são:

  • ISO 14004- Fornece um guia para implementação bem-sucedida da ISO 14001. Essa norma ajuda a sua equipe a entender como cumprir os requisitos da ISO 14001 com base em boas práticas de gestão.
  • ISO 14020– Estabelece princípios gerais para rotulagem de produtos — indicando seus aspectos e impactos ambientais — e para outras declarações ambientais por parte da empresa.
  • ISO 14031– Estabelece diretrizes para medição, monitoramento e análise do desempenho ambiental de uma organização. Seguindo essas diretrizes, a sua empresa vai determinar e medir indicadores de desempenho ambiental e poderá traçar estratégias para a sua melhoria.
  • ISO 14040- Essa norma orienta a análise do ciclo de vida dos produtos, processos e serviços de uma organização para o entendimento dos aspectos e impactos gerados nas suas interações com o meio ambiente, desde a extração dos recursos naturais até a disposição final de resíduos e rejeitos.
  • Guia ISO 64– Orienta sobre aspectos e questões ambientais que devem ser considerados pelos elaboradores de normas técnicas para produtos, de modo que contribuam para a redução de impactos ambientais em seu processo produtivo.

Os principais benefícios da ISO 14000:

  • Implementação de política garantida: a empresa é forçada a cumprir as políticas ambientais e trilhar de acordo com os seus objetivos para alcançar metas reais;
  • Aumento de parcerias: empresas ligadas às preocupações ambientais conseguem melhorar a sua imagem no mercado e tendem a conseguir mais parcerias comerciais;
  • Clientes mais satisfeitos: com a ISO os clientes tendem a ficar mais satisfeitos, já que empresas atuantes com normas desse tipo possuem processos padronizados e com um bom sistema de gestão da  qualidade;
  • Redução de custos: reduz custos com matéria prima  e descarte de resíduos;
  • Fortalecimento da imagem pública da empresa: a comunidade age de forma positiva com empresas certificadas com a norma  ISO 14000.

Empresas que buscam aumentar a qualidade e a padronização dos processos tendo como base o padrão ISO de melhoria contínua, podem optar pela implementação de várias normas simultaneamente como a ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, por exemplo.

A maioria de grandes empresas caminham para a governança corporativa, englobando diversas normativas e isso é uma tendência de mercado.

Mas muito antes de chegar nesse patamar, passaram por diversas etapas que incluem o amadurecimento e consolidação de normativas dentro da organização, como a ISO 9001 que é considerada a norma-mãe para todas as outras certificações ISO.