ESG é a sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” e significa usar fatores ambientais, sociais e de governança para avaliar empresas e países sobre o quão avançados estão em relação à sustentabilidade. 

Investir ESG é investir em empresas com alta pontuação nas escalas de responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa, conforme determinado por terceiros, empresas independentes e grupos de pesquisa. 

As ações referente ao fator meio ambiente precisam ser contextualizadas além das próprias empresas, envolvendo toda a cadeia de fornecedores onde elas estão inseridas. 

Já o pilar social examina inclusive como uma empresa defende o bem social em um mundo mais amplo, além de sua esfera limitada de negócios, envolvendo não apenas seus funcionários, mas também terceirizados, fornecedores e todos que, de alguma forma, fazem parte do ecossistema no qual a organização está envolvida. 

No pilar da governança, o ESG busca entender se o conselho administrativo e a diretoria atendem aos interesses de todas as partes interessadas da empresa — funcionários, acionistas, clientes, etc. 

Desse modo, a incorporação do Environmental, Social and Governance à estratégia e modelo de negócios das organizações reitera a máxima de que que propósito e lucro são indissociáveis. Trata-se de validar que uma empresa tenha consciência sobre o seu papel enquanto empregadora e agente social. 

O Ambiental, Social e Governança serve como um balizador para atestar que a organização possui a compreensão da influência que ela exerce, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode gerar por meio dos seus negócios perante todo o seu ecossistema de relacionamento.


Como podemos ajudá-los?